sexta-feira, 18 de novembro de 2011

XX Congresso Anual da ABEM

De 07 a 10 de novembro eu participei do XX Congresso Anual da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), que teve como tema "A Educação Musical no Brasil do Século XXI".
Uma das melhores coisas em poder estudar sem ter que trabalhar é a possibilidade de participar destes eventos. Quando eu estava na graduação trabalhava para pagar a faculdade e, por causa disto, nunca pude participar de eventos da minha área de estudos.
Agora que posso me dedicar só ao Mestrado, participo de todos os congressos e eventos que posso.
Ano passado o Congresso da ABEM foi em Goiânia e apresentei um pôster do meu trabalho.
Este ano eu mandei um artigo, que foi aceito. Assim, pude apresentar meu trabalho numa Sessão de Comunicação: apresentei parte dos dados da minha pesquisa de Mestrado. Nestas sessões os trabalhos são divididos por temas e você apresenta seu trabalho para pessoas interessadas em assistir. Eu gosto muito desta parte do congresso, pois é onde você fica sabendo o que as pessoas estão pesquisando, como estão desenvolvendo suas pesquisas e quais resultados estão obtendo.
Além disto, pude fazer um minicurso sobre a importância da improvisação na Educação Musical, com a professora Teca Alencar de Brito. Gostei muito do curso porque na minha formação nunca tive oportunidade de lidar muito com a improvisação. Valeu muito a pena e este curso me deu muitas ideias boas a serem desenvolvidas em projetos futuros.
Este ano o Congresso da ABEM foi em Vitória. Eu já tinha estado nesta cidade quando eu tinha cerca de dez anos. As únicas coisas das quais me lembrava eram: a fábrica de Chocolates Garoto (passei de carro na frente) e a piscina do hotel onde fiquei hospedada.
Desta vez eu me hospedei no Formule 1, que fica na conhecida Avenida apelidada de "Reta da Penha". O hotel ficava próximo ao local do evento, e por ser uma avenida muito conhecida, muitos ônibus chegavam e partiam dali. Eu andei por Vitória somente de ônibus. O hotel foi um dos melhores Formule 1 em que já fiquei. O café da manhã era muito bom e o atendimento melhor ainda.
Esta foi uma coisa que chamou a atenção em Vitória: as pessoas são extremamente simpáticas e atenciosas.
Como boa turista que sou, nos momentos de folga aproveitei para comer uma Moqueca no Restaurante Pirão (se forem a Vitória, não deixem de ir lá) e comprar o artesanato típico da região: uma panela de barro (onde as moquecas são preparadas). Pensa em como deve ter sido fácil trazer isto no avião...
Abaixo segue um vídeo com algumas fotos. Fica mais legal assistir se colocar em tela cheia!


Nenhum comentário: