terça-feira, 1 de março de 2011

Bolsas de Pós-Graduação

Recebi este e-mail e como achei a proposta justa (me afeta diretamente), divulgo aqui para quem tiver interesse em colaborar.

"Caro colega,

Como já é de conhecimento de quase todos os alunos e docentes envolvidos com a pós-graduação na Unicamp, os valores das bolsas concedidas por agências de fomento como a CAPES e o CNPq são muito baixos, insuficientes para garantir contrapartidas financeiras adequadas àqueles que optaram por seguir uma carreira acadêmica em detrimento do chamado 'mercado'. Dentro desse contexto, muitas vezes a dedicação exclusiva à pós-graduação é vista quase como um sacerdócio, algo incompatível com um país que almeja tornar-se uma das grandes potências mundiais deste século. Muitos devem se recordar que o último aumento, concedido após diversos problemas, foi concedido há três anos, não havendo perspectivas no momento do novo reajuste. Sendo assim, a Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG -com o apoio de diversas APGs pelo Brasil (dentre as quais muitas na Unicamp) está organizando um abaixo-assinado endereçado à CAPES, ao CNPq, à Presidência da República e ao Congresso, pedindo o cumprimento do Plano Nacional de Pós-Graduação de 2005, com o aumento imediato do valor das bolsas. O abaixo-assinado encontra-se no link abaixo:


Caso desejem ver uma análise mais detalhada sobre a evolução das bolsas de mestrado e doutorado, recomendamos o texto contido no endereço, escrito por um ex-pós-graduando da Unicamp:


Como pode se averiguar, a inflação desde o último aumento faz com que, no momento atual o poder de compra de uma bolsa tenha retornado ao mesmo poder de compra de 2002, antes do atual período de crescimento da economia.

Esperamos a colaboração de todos neste que é um assunto importante não apenas para o meio acadêmico, mas também para o desenvolvimento do país como um todo."

Pró-Pós - Movimento de Pós-Graduandos da Unicamp
pos-unicamp@googlegroups.com

Nenhum comentário: