sábado, 19 de março de 2011

Mozart e a Noviça Rebelde

Salzburg, na Áustria, é uma cidade linda. Tive oportunidade de visitar este lugar uma vez em 2003 e morro de vontade de voltar. Uma coisa interessante deste país é que a água é tão bem tratada que você pode tomar água da torneira em qualquer lugar. Pelo menos foi o que me disse uma austríaca que visitou o Brasil na época em que eu ainda trabalhava na Assessoria de Relações Internacionais da FURB. O engraçado é que durante o tempo que fiquei lá, procurei desesperadamente por água sem gás (engarrafada), porque não gosto de água com gás. Nesta época eu ainda não sabia desta história da água tratada, então percorria os supermercados buscando água sem gás. Como os rótulos eram todos em alemão (e eu não entendia nada), encostava o ouvido na garrafa e chacoalhava para ver se fazia algum barulho de gás. Esta técnica não se mostrou muito eficiente, já que todas as garrafas que eu comprei assim eram com gás. Passei todos os dias tomando refrigerante e suco de laranja, pagando o preço da minha ignorância.
Lá, por ser a "terra do Mozart", tudo respira música. Muitas pessoas tocando na rua músicas eruditas, algo que é difícil de ver no Brasil. Não estou criticando, mas foi uma diferença que observei entre os dois países. Camisetas, canecas e todo tipo de souvenir vem com a carinha do Mozart ou com notas musicais impressas. Eu adorei e aproveitei. Comprei um monte de tranqueira com notas musicais impressas. Outra coisa bem explorada lá é o filme "A Noviça Rebelde". Tem agências que promovem city tours passando por todos os lugares onde aconteceram gravações do filme. Eu fiquei com muita vontade de fazer, afinal, sou fascinada pela história da família Von Trapp. Porém, preferimos, eu e meu pai, fazermos o nosso próprio city tour a pé. Assim, tenho um motivo para um dia, quem sabe, retornar a Salzburg.
Faz alguns anos recebi este arquivo com fotos de lá e quis compartilhar aqui no blog. Aproveitem para ver como esta cidade é linda. Neste arquivo vocês verão a Cidade Velha, Mirabel Platz, o castelo mais famoso da cidade e muitas paisagens lindas!

Nenhum comentário: