quinta-feira, 11 de novembro de 2010

The book of Noise - O livro do Barulho/Ruído

Estou lendo um livro chamado "The book of Noise" (O livro do Barulho/Ruído), cujo autor é R. Murray Schafer.
O livro discute a questão da poluição sonora no planeta e nos chama a atenção para os danos que ela pode causar.
Em dado momento do livro o autor discute a questão dos estabelecimentos que colocam música alta para seus clientes, sejam eles restaurantes, lojas, supermercados, etc.
Quem já não teve o desprazer de fazer compras ao som ensurdecedor de uma música muitas vezes desagradável e de péssimo gosto? Já fui em muitos restaurantes onde a música estava tão alta que eu não conseguia ouvir o que meu amigo estava falando. Isto é lazer? Isto é diversão? Eu queria era sair de lá o mais rápido possível para ir a um lugar mais calmo, onde conseguisse conversar com as pessoas.
Também já deixei de entrar em lojas por causa do som alto que estava lá dentro. E não falo apenas de lojas populares, que colocam aquele som na porta, com péssimas músicas no último volume. Algumas lojas de "grifes", em Shopings badalados também cometem o mesmo pecado.
Schafer discute isto no seu livro e fala de uma organização em Vancouver (Canadá), chamada "The Right to Quiet Society" (O Direito à uma Sociedade Silenciosa), que começou a produzir cartões com o seguinte texto:

To the Manager:
I left your establishment WITHOU BUYING ANYTHING because of your ANNOYING MUSIC. I dislike being forced to listen to music when I don't want to. If you decide to turn it off, I will happily return.

TRADUÇÃO:

Para o Gerente:
Eu deixei seu estabelecimento SEM COMPRAR NADA por causa da sua MÚSICA IRRITANTE. Eu não gosto de ser forçado a escutar música quando eu não quero. Se você decidir desligá-la, eu alegremente voltarei.

A proposta é que as pessoas deixem cartões como este nos estabelecimentos que visitarem para ver se provocam alguma mudança. Outras organizações estão fazendo cartões cumprimentando o estabelecimento por seu ambiente silencioso.

A ideia é legal. Não dá para prever os resultados, mas nos EUA e no Canadá, o movimento anti-fumo começou da mesma forma.

Esta questão do barulho existente em nossa paisagem sonora é interessante. Não é ser intolerante com qualquer coisa, mas faça o teste: feche os olhos e escute todos os sons que te rodeiam. Quais te incomodam? Quais sons te agradam? Quais deles você efetivamente deseja ouvir?

Poluição sonora é coisa séria e causa diversos impactos em nossa vida. Recomendo a leitura e reflexão sobre o tema.

OBS: Fiz um teste - mandei um e-mail para um estabelecimento com o texto do cartão. Vamos ver se surte algum efeito.

2 comentários:

Ana Karina disse...

Ai Carol, que coisa doida né?
Me avisa qdo tiveres o resultado dessa tua pesquisa.

Beijos!

**Ahhh, te vi na rua XV esses dias, mas eu passei de carro e não pude te chamar...

Anônimo disse...

Olá Carol,

Encontrei seu blog pelo google através do nome do livro. Estou atrás dele, aonde você encontrou? Comprou no Brasil mesmo?

Obrigada,
bj,
Lana.