quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Montagem da cama - Dia 3

Finalmente eu e o Rafa conseguimos terminar a cama no dia 08/01, sábado. Eu achei que nós demoraríamos muito mais, mas até que foi razoavelmente rápido e conseguimos sair quase inteiros. DICA: sempre compre um tubo de cataflan emulgel quando for montar algum móvel.


O móvel é muito bonito e atende as expectativas que eu tinha, porém, depois de observar bem e ver sua funcionalidade, tenho algumas sugestões a fazer:

1. As rodinhas dos móveis poderiam ser de silicone. Facilitaria o manuseio das peças.
2. A cama vem apenas com 4 gavetas pequenas, deixando 8 nichos disponíveis. Eu acho que seria mais útil colocar mais gavetas e menos nichos.
3. A loja poderia disponibilizar um feltro para colar na parte inferior das gavetas da cama (não da cômoda), a fim de evitar que a tinta das gavetas arranhe. Eu fiz isto por minha conta, com a ajuda e patrocínio do meu pai, e ficou muito bom. Se você pretende comprar esta cama, sugiro que faça o mesmo.
4. Torça para a loja não errar na contagem dos parafusos. Para nós, faltaram 8. Não é nada muito grave, mas acabou atrasando a montagem já que tivemos que sair para ir atrás dos parafusos faltantes!

Estes são pequenos detalhes que poderiam aperfeiçoar um móvel que já está muito bom. Para apartamentos pequenos, com pouco espaço, esta cama é ideal para guardar muitas coisas. Já ajeitei as coisas lá em casa e coube muita coisa naqueles gavetões! Eu gosto muito de móveis com estas funções extras, mas em lojas de móveis sob medida, é muito difícil encontrar um arquiteto que leve em conta isto.

Uma vez fui a uma loja destas fazer um orçamento para os móveis da nossa cozinha (que ainda não foi feita), já que o projeto eu já tinha. Só por curiosidade, pedi para a arquiteta da loja fazer um projeto para o quarto do casal. Ela simplesmente aparece com um projeto colocando a cama de um lado do quarto, o guarda-roupa do lado oposto, uma tv de plasma na lateral do quarto (eu teria que colocar a tv num braço móvel para poder assistir), e duas cômodas feitas com espelho. Achei simplesmente ridículo, porque eu poderia fazer e pensar num projeto desses. Quando falei para ela se não daria para pensar numa cama com gavetões, ela ficou abismada: não havia pensado nisto. Além disto, colocar uma tv na lateral do quarto? E ela deu azar: odeio móvel com espelho - acho que parece motel, kkkkk, só falta colocar um Kenny G para tocar.

Se você mora num lugar pequeno, o arquiteto deveria levar isto em conta e pensar em móveis super funcionais para você ganhar espaço. Encontro móveis funcionais na Meu Móvel de Madeira e na Etna. Não sei de outros lugares, pois estes dois são os que eu mais visito! Depois desta experiência, não confio muito em arquitetos de lojas de móveis. Acho que é mais interessante contratar um profissional que não trabalhe desta forma e que tenha seu próprio escritório. Foi o que eu fiz com a minha cozinha e fiquei muito satisfeita com o projeto.

Bom, voltando a falar da nossa cama, esta foi a maior experiência que a gente teve em montagem de móveis. Agora temos um pouco mais de prática e tenho certeza de que os próximos sairão melhores! O que ajudou bastante foi a loja onde compramos. O pessoal da Meu Móvel de Madeira é bem cuidadoso em proporcionar condições para que a montagem dê certo! Um exemplo legal é este: eles tiveram o cuidado de enviar 2 pecinhas de madeira (foto abaixo) que eu, no primeiro momento não entendi para que serviam. Depois, seguindo o manual, descobri que elas serviam de guia para medir a distância das tábuas do estrado da cama. Experimente colocar os estrados distribuídos com a mesma distância sem estas pecinhas... Se eu não tivesse esta ajuda, com certeza os estrados estariam todos tortos!




Outra dica legal é que você pode usar o papelão das caixas do produto para trabalhar em cima e apoiar os móveis. Nós abrimos as caixas, as desmontamos e forramos o chão com elas. Se você não tiver um forro, duas coisas graves podem acontecer: ou você danifica o móvel, ou danifica o piso. Por isto, na hora de desembalar, não destrua a caixa: ela pode ser muito útil e evitar alguns transtornos.

E a dica mais importante e útil de todas: sempre use as ferramentas certas para fazer seu trabalho. Com elas você não corre tanto risco de se machucar, de danificar a peça e monta muito mais rápido e com menos esforço!

Espero que esta série de posts possa ter contribuído com alguma coisa. Para mim, foi muito divertido registrar isto tudo: será uma lembrança que ficará guardada!

Olha toda a tralha montada!

Uma das cômodas indo para o seu lugar.

Um dos nichos laterais!

Estas gavetas que deveriam vir com feltro.

Uma das laterais. Nestes nichos também deveriam ter gavetas.

Nossa cama!

Nossa cama com as cômodas!

2 comentários:

Anônimo disse...

E hoje como está a cama? è confortável e não faz ruídos? Grata.

Carolcali disse...

A cama é linda, mas faz ruído sim. Para amenizar, colocamos feltro em vários lugares da cama e resolveu parcialmente o problema.