quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Montagem da cama - Dia 2

Depois de um bom banho, de passar Cataflan nas pernas e nas costas, eu e o Rafa não dormimos: nós desmaiamos.
Ontem foi o segundo dia de montagem, que só começou à tarde. Tiramos a manhã para descansar um pouco mais e fazer alguns trabalhos de aula que precisamos entregar no final do mês.
Começamos o passo 9 sem ter ideia do que estávamos montando. No primeiro dia a gente sabia que estava montando a cama, mas ontem a gente se perdeu: será que era uma gaveta, um nicho ou uma das cômodas? Depois de alguns parafusos, pinos e colas, conseguimos decifrar: o passo 9 dava início à montagem de um grande nicho que fica nos pés da cama (na foto é o móvel grande que está em cima da cama).

Confesso que a montagem de ontem foi bem mais fácil. Já tínhamos nosso martelo de borracha e um pouco de prática. Depois de montar este nicho grande, chegamos no momento da montagem em que teríamos que repetir os passos 14, 15 e 16 quatro vezes cada um! Descobrimos que estes eram os nichos laterais (2 de cada lado da cama) para colocar as gavetas.


Eram quatro destes (olha o meu pé na foto)!

Em seguida iniciamos a montagem dois 2 gavetões, por isto do passo 17 ao 21 tivemos que repetir 2 vezes cada um. Estas repetições não eram de todo ruins porque faziam a gente pegar prática. Quando chegávamos na última vez, o móvel era montado mais rápido e ficava mais perfeito!

Esta será a casa do meu edredom!

As cômodas foram montadas em seguida. Novamente tivemos que repetir 2 vezes cada passo. O desafio nesta parte foi a colocação das ferragens: não é difícil, porém era algo novo. Mexer nas ferragens meleca a mão prá caramba, por isto é legal que só um mexa enquanto o outro parafusa e manuseia os móveis. Se não for assim, o risco de melecar os móveis é grande!


A bagunça no fundo se explica pelo fato de ainda não termos muitos móveis e nossas coisas estarem todas encaixotadas!

Depois foi só montar as gavetas. Eram oito no total e fizemos uma linha de produção: colamos todos os pinos, passamos cola em todos os furos, colamos as laterais, as parafusamos, colocamos os fundos e parafusamos a parte de trás! Eu estava me sentindo numa fábrica de produção de gavetas...
Infelizmente não conseguimos terminar porque faltaram 8 parafusos. Cada gaveta exige quatro, então hoje teremos que dar uma voltinha na cidade para comprar os parafusos faltantes. Acho que a pessoa que separou o material para nos enviar deve ter perdido a conta. Afinal, eram 208 desses parafusos e ela acabou parando no 200!!!!
Amanhã a gente termina tudo: parafusar as duas gavetas e fixar os nichos na parte interna da cama.


Posso dizer que a parte tensa do dia foi pregar: isto exige uma mira boa e muita prática para não colocar um prego torto e destruir o móvel. Tivemos que pregar o fundo das cômodas, do nicho grande e dos quatro nichos pequenos. Medimos, olhamos, gritamos, martelamos os dedos, mas no final deu tudo certo! Se você precisar fazer isto, sugiro que treine antes para pegar firmeza e não passar pela tensão que passamos!

Uma observação importante é sobre as condições de montagem. Montar um móvel não é coisa de outro mundo, desde que você tenha as ferramentas adequadas, um ajudante, paciência e organização. É importante também, seguir exatamente as instruções. Siga a ordem indicada no manual, pois assim você não corre o risco de se perder, de trocar peças e de danificar algumas coisas.

6 comentários:

Dom Moleiro disse...

Acho que sei onde arrumar dois ajudantes quando o serviço apertar ...

*Livia Beatriz* disse...

Olá!
Estou prestes a comprar esta mesma cama. Hoje, mais de um ano após sua compra, o que você pode me dizer? A compra valeu a pena.

Obrigado!

*Livia Beatriz* disse...

Olá!
Estou prestes a comprar esta mesma cama. Hoje, mais de um ano após sua compra, o que você pode me dizer? A compra valeu a pena.

Obrigado!

*Livia Beatriz* disse...

Olá.
Quero comprar esta mesma cama. Hoje, um ano após sua compra, o que você pode me dizer? Valeu a pena?

Obrigado

FezinhaArtes... Arte para quem ama arte. disse...

Hoje depois de algum tempo de uso, você acha que esta cama é boa? A qualidade da madeira e acabamento são bons? Tenho vontade de ter uma cama dessas porque aparenta ajudar na organização de espaços pequenos.

Amei seu blog.

www.fezinhaartes.blogspot.com

fernandamcarneiro@yahoo.com.br

Carolcali disse...

Olha, a cama é boa, mas faz um pouco de barulho.
Precisamos, por exemplo, colar feltro em alguns lugares para que ela não ficasse tão barulhenta.
Porém, ela é muito boa e prática para organizar as coisas, além de ser muito bonita!
Eu acho que valei a pena!