sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cão Guia e o preconceito da Casa das Sopas de Balneário Camboriu

Recebi este e-mail no dia 17/6, de uma amiga que trabalha pela causa dos animais. Por isto sei que é sério e resolvi compartilhar aqui no blog. Espero que este texto ajude a esclarecer mais sobre o assunto.

"Olá Pessoal! Eu e meu marido moramos em Itajaí e passamos por uma situação este dia 10 de junho (sexta-feira) que gostaríamos de contar.

Por saber que o boca a boca é a melhor (ou pior) propaganda, envio este e-mail a todos que conheço.


Somos voluntários da Escola de Cães Guias Helen Keller de Balneário Camboriú. A Escola está na cidade desde 2005, já entregou 3 cães gratuitamente aos cegos inscritos no programa e está treinando mais 10.

Contamos com a competência do instrutor Fabiano Pereira, o único no país com formação neste treinamento pela Federação Internacional das Escolas de Cães Guias, para o adestramento destes cães. O papel do voluntário na escola é ficar com o cão dos 2 meses até 1 ano e meio socializando-o, ou seja, nós o levamos em diversos locais para que se adapte às situações, garantindo sua preparação antes de ser entregue ao deficiente visual.


Para que isso ocorra da melhor maneira, foi criada a Lei Federal 11.126 e Decreto 5.904/2006, a qual assegura o direito, não somente do deficiente visual, mas também do treinador e dos voluntários socializadores a ingressar e permanecer em qualquer ambiente coletivo acompanhados de cão-aprendiz. (Em anexo está a Lei na íntegra para que você tenha conhecimento).


Munidos da lei e seguindo todos critérios que a mesma solicita, fomos jantar na Casa das Sopas em Balneário Camboriú. Ao tentar entrar no estabelecimento o funcionário que fica recepcionando os clientes não permitiu.


Como já estamos acostumados com a falta de informação, até mesmo por ser uma lei nova no nosso país, explicamos com toda educação a nossa condição.


Resumindo, o funcionário foi extremamente grosseiro, solicitando que nos retirássemos do local, afirmou que a carteira de identificação da Escola de Cães que estávamos portando era falsa, repetindo a seguinte frase diversas vezes: “Vocês vem de Itajaí até aqui só pra arrumar confusão!” - a qual eu respondia com delicadeza: “Não senhor, nós viemos até aqui porque a sopa que vocês servem é excelente!”

Frustrados com a postura do funcionário, solicitamos contato com o dono do estabelecimento, utilizando toda gentileza de pessoas civilizadas. Meu marido tentou informar o dono sobre a lei e as penalidades àqueles que não a cumprissem, mas foi em vão, o senhor Carlos não escutou nenhuma palavra e repetia a frase: “Cachorro não entra aqui!”


O que me deixa chateada não é a falta de informação das pessoas, esta é completamente compreensível e conseguimos resolver com facilidade.

Mas o NÃO ACEITAR novas informações é lamentável. Estávamos com a documentadão correta, oferecendo a informação adequada para esta situação e, além de não sermos ouvidos, fomos agredidos verbalmente por estas pessoas.

Foi absurdamente indelicada a maneira com que fomos tratados. A cada dia que isso acontece, percebemos a importância do nosso papel, para que o deficiente visual, quando receber o cão esteja com as portas abertas para estes estabelecimentos.

Muitas vezes me pego pensando: “O que é mais difícil: treinar o cão a se comportar nos locais públicos ou treinar as pessoas a receber com dignidade e respeito o deficiente visual com sua “ferramenta de trabalho: o cão?”


O meu objetivo em expor esta situação a você é informar outras pessoas que o cão guia, mesmo acompanhado de seu treinador ou voluntário socializador está assegurado PELA LEI FEDERAL a entrar em qualquer local (shopping, padaria, farmácia, mercado, etc).


Para não reforçar o costume que temos de apenas criticar e não elogiar, gostaria de finalizar este e-mail com o agradecimento sincero aos locais que sempre nos deixam entrar com o cão aprendiz sem questionar e, além disso, com um sorriso no rosto por saber a importância do trabalho: Angeloni, Shopping Atlântico, Unimed Litoral, Gol, e tantas outras.


Gostaria de solicitar que todos encaminhassem este e-mail aos seus contatos. Tendo em vista que a Escola pretende crescer e continuar ajudando muitos outros deficientes visuais, teremos cada dia mais cães-guias circulando pela cidade, as pessoas precisam conhecer! Seria uma imensa gentileza e, sem dúvida alguma, compensaria a péssima situação que tivemos que enfrentar esta sexta-feira.


Muito obrigada, desejamos muito sucesso e saúde a todos, estão convidados a conhecer a Escola pelo site www.caoguia.org.br, orkut e facebook."

Grata,

Silvia

Nenhum comentário: