sábado, 18 de junho de 2011

Os boatos e a nossa colaboração

Nestes dias de internet, recebemos muitas mensagens em nossa caixa postal com histórias e fatos que muitas vezes não são verdade. Um exemplo é o e-mail abaixo que já recebi duas vezes.

"Oprah Winfrey, num de seus programas mais recentes, entrevistou Tommy Hilfiger, estilista cuja marca leva seu nome.

No show, Oprah lhe pergunta se ele tinha feito o seguinte comentário:

'Se eu soubesse que os negros americanos, os judeus, os latinos, espanhóis, venezuelanos, cubanos, os argentinos, chilenos, mexicanos, bolivianos, peruanos, brasileiros e os asiáticos comprariam minha roupa, não a teria desenhado tão boa. Desejaria que esse tipo de gente não comprasse minha roupa, pois ela é feita para gente caucásica, de alta classe... e preferiria doar aos porcos...'

Ante a pergunta de Winfrey, se ele tinha feito tão crua afirmação, Hilfiger respondeu com um simples e suscinto SIM. Também admitiu seu ódio pelos judeus e sua admiração por Hitler.

Imediatamente depois, Oprah lhe exigiu que abandonasse seu show.

Sugestão: vamos dar-lhe o que ele está pedindo. Não compremos sua roupa, de tal maneira que não siga lucrando de nós, que sua fábrica vá a falência.

Envie esta mensagem a todas as pessoas que podem estar fazendo a fortuna desta pessoa que fomenta o ódio, a discriminação e o racismo entre outros.

Simplesmente não compremos suas criações. Vamos fazer deste e-mail uma corrente que não fique um latino sem ler e reenviar este e-mail; vamos demonstrar a este indivíduo do que são capazes os latinos, os judeus, os africanos, espanhóis e todo ser humano inteligente.

Este é seu logo... lembre..."



E a mensagem termina assim. Este boato foi criado há mais de dez anos e o que me deixa indignada é que as pessoas repassam este tipo de e-mail (e muitos outros, sobre crianças desaparecidas, vacina contra o câncer, etc...) sem se preocuparem em verificar se é verdade ou não. Será que elas não percebem que estão contribuindo para difamar uma pessoa e para atravancar a internet? Nestes dias de Google, é extremamente simples verificar se um e-mail é verdadeiro ou falso. E isto foi o que o Rafa fez. Segue, abaixo, a prova de que este rumor é falso.

O vídeo pode ser visto em inglês:

Tommy Hilfiger on TV --proves rumors false por FilyyCheez

Ou em espanhol, aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

E eu tenho um monte de coisas desta marca.kkkk
Beijos Carolina do amigo Ricardo

Maria Gurgacz disse...

Meu, que absurdo mesmo isso. Eu acho uma irresponsabilidade da parte de quem repassa essas coisas...
Etâ mundinho meia boca esse!