sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ron Mueck, Escócia e etc.

Em 2006, quando viajei a Londres para ver o show da Madonna, aproveitei a oportunidade para visitar a Escócia (Scotland, the Brave), país que sempre tive vontade de conhecer depois que assisti o filme "Coração Valente" (um dos meus preferidos).
Na verdade, eu assisti este filme por causa de uma gincana do Grupo Escoteiro. Cada equipe representava um país e eu fiquei na equipe que representava a Escócia. Uma das tarefas era apresentarmos uma dança típica daquele país, e como eu era a lider da equipe, fui atrás para ver o que se dançava na Escócia.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Só gostaria de lembrar que na época em que isto aconteceu, não existia internet, ou se existia, não era tão acessível quanto hoje.

Não lembro quem me sugeriu que assistisse o filme. Fui a uma locadora e aluguei o VHS: na hora eu me assustei pois foi a primeira vez que aluguei um filme com 2 fitas. Posso dizer o seguinte: o filme ajudou a pensar num figurino. E só. De dança eu só vi 15 segundos e no fundo da imagem, como cenário. Para imitar os kilts, lembro que cada um da equipe dançou com um cobertor xadrez enrolado no corpo. Lembro-me de que na época eu percorri as lojas de cd em Blumenau para achar um CD de música escocesa (volto a lembrar que naquela época não tinha internet). Só achei na Brunetti e lembro que paguei caro pra caramba (quer dizer, meu pai pagou caro pra caramba). A apresentação foi legal, na medida do possível, mas não ganhamos a gincana. Em compensação tive o privilégio de assistir a um dos melhores filmes que vi na vida.
Desde então a Escócia e a história de William Wallace não saíram da minha cabeça. Quando tive oportunidade, fiz questão de passar por lá.
Eu conheci apenas Edinburgh (pronuncia-se edinbra), que é uma cidade linda. Vale a pena passar alguns dias percorrendo a Royal Mile, a cidade velha, descobrindo como se faz whisky e ouvindo as lendas do Monstro do Lago Ness (que na verdade é uma monstra, apelidada carinhosamente de Nessie).
Bom, este post foi inspirado num power point que recebi faz alguns anos (antes desta viagem), com as obras do artista Ron Mueck. Fiquei impressionada com o seu trabalho e, coincidentemente, quando eu estava em Edinburgh, ele estava expondo suas obras numa galeria lá. Lógico que eu não perdi a chance de ver o trabalho ao vivo, o que me deixou mais impressionada ainda. Abaixo coloquei as fotos que tirei na entrada - dentro não era permitido tirar fotos (tudo isto para obrigar você a comprar o livreto contendo as fotos das obras expostas). No arquivo abaixo vocês podem ver algumas obras dele. As que eu vi expostas em Edinburgh foram: as 2 velhinhas que aparecem no início, In Bed, Ghost, Wild Man, Man in the Boat e Couple. Tinham muitas outras, mas que não constam desta apresentação. Espero que vocês apreciem tanto quanto eu!



Um comentário:

Maria Gurgacz disse...

Que legallllll, depois tu me ensina florrrrrrrrr