domingo, 17 de abril de 2011

Transporte Público

Aqui em Campinas eu não tenho carro nem bicicleta, então, o único jeito de andar por aí é a pé ou de ônibus. Os ônibus em Blumenau são uma porcaria e posso dizer que os de Campinas não ficam atrás.

Para começar, aqui em Barão Geraldo (distrito de Campinas) não tem ponto de ônibus. É isto mesmo: se você não é daqui, não vai saber onde pegar o busão. Não tem nenhuma marcação, nenhuma placa, absolutamente NADA indicando onde ficam os pontos. Na segunda-feira, eu estava voltando para casa e o próprio MOTORISTA não sabia onde ficavam os pontos. Um cara fez sinal para descer e ele parou num lugar onde não era o ponto. Aí o cobrador avisou que o ponto não era ali. Sabe o que o motorista respondeu? "Cobrador, você tem que me avisar onde são os pontos porque eu não sei. Estou fazendo esta linha pela primeira vez e não sei onde tenho que parar". Aí eu pensei: se nem o motorista sabe onde deve parar, que dirá os passageiros, né?

Outra coisa que ocorre frequentemente é o cobrador não ter troco para sua passagem. Você entrega uma nota de 10 reais para ele e ele simplesmente olha na sua cara e diz: não tenho troco. Aí você tem que ficar esperando até chegar alguém com trocado para conseguir passar pela catraca.

Algo muito especial do serviço de transporte público daqui é que os ônibus podem sair 5 minutos ANTES do horário estabelecido. Ou seja, se está marcado para o ônibus sair às 18h30 é melhor você estar lá às 18h20, porque ele pode sair às 18h25. Falando sério, nunca vi algo parecido. Atrasar a gente até tá acostumado, mas o ônibus sair ANTES do horário é muita sacanagem. Mas, os cobradores e motoristas acham isto muito normal.

Sobre a cordialidade, gentileza e responsabilidade só posso dar um exemplo: ontem, quando estava no terminal esperando meu ônibus sair, chegou uma pessoa com deficiência física perguntando se tinha algum ônibus que ia para o centro da cidade. Um rapaz do meu lado respondeu para ele que tinha um que estava saindo naquele momento. A pessoa saiu correndo com extrema dificuldade, afinal ela tinha uma deficiência física, e chegou na hora em que o ônibus fechou a porta. Ele bateu na lataria, mas o motorista simplesmente arrancou e foi embora. Uma gentileza pura! Desejo que ele tenha o mesmo tratamento quando precisar.

Os ônibus aqui são umas latas velhas, sem ar-condicionado e sem manutenção. Os motoristas não reduzem para passar nos buracos (que em Barão Geraldo tem aos milhões) e isto vai causando danos ao veículo. Quinta-feira, quando eu e o Rafa estávamos indo ao shopping, pegamos um ônibus nestas condições:

O encosto do ônibus estava totalmente quebrado de um lado.

Só para esclarecer: esta é a parte de trás do encosto.

Eu nem vou comentar muito sobre a lotação do busão, porque acho que é algo óbvio para quem usa o serviço. Veja como é legal: eles te cobram R$2,85 por passagem para você viajar como se fosse uma sardinha enlatada. Divertido, não? Da última vez que fui para o aeroporto (da minha casa até lá eu demoro 1h30 para chegar), o ônibus estava tão lotado que um rapaz passou mal e quase desmaiou. Tiveram que sentá-lo e o ônibus, depois que parou no ponto do aeroporto, onde eu desci, ia se dirigir ao centro médico do aeroporto para deixar o rapaz. Serviço bom, né?

Para não falar só coisa ruim, posso dizer que o site do EMDEC, empresa responsável por todo este serviço de qualidade que descrevi até aqui, tem um sistema de rotas no seu site. Se você precisa saber como chegar a algum lugar, é só informar o endereço de origem e o destino que ele informa as linhas que deve pegar, o ponto onde deve descer e alguns pontos de referência. Bem que o Seterb poderia copiar esta ideia porque pegar ônibus em Blumenau é uma aventura: quem não é da cidade com certeza se perde.

Eu tenho certeza que se o Prefeito de Campinas e o responsável pelo EMDEC tivessem que ir trabalhar TODO DIA de ônibus, no HORARIO DE PICO, as coisas seriam muito melhores. E o mesmo serve para Blumenau e o Seterb.

3 comentários:

larx disse...

Só não concordo com a parte de que os ônibus de Blumenau são uma porcaria... tens seus defeitos, isso tem, mas não são porcarias...

O Sistema de Coletivos aqui de Navegantes, que atende até Piçarras sim, são uma porcaria.... aliás, porcaria é elogio, vcs deveriam dar uma voltinha aqui, para entender, e de repente até gostar do busão de Campinas, eheheheheheheheh

Rafa disse...

Carolina,

como usuário frequente dos serviços de transporte público assino embaixo com o que disseste. Só um detalhe: Esqueceste de dizer que os cobradores estão sempre dormindo. IMPRESSIONANTE. É brincadeira né? Fico pensando o momento em que os motoristas fizerem isso. Aí a coisa vai ficar feia.

Beijos,

Rafa

Felipe Fidalgo disse...

E aí Carol!

Apenas concordar com você e recomendar este texto no Twitter é muito pouco pelo que sinto quando penso que terei de entrar em um desses ônibus.

Campinas necessita de metrô urgentemente. Cadê o Progresso, Dr. Hélio? Afinal, o prefeito é amigo do presidente-molusco.

Salvem-nos quem puder!

Beijos