segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de Março


A ignorância é algo que nos faz passar vergonha. Eu me lembro de que costumava dizer que comemorar o Dia Internacional de Mulher era uma bobagem. Achava que era coisa de homem querendo nos agradar nos dando flores em um determinado dia do ano. Na minha cabeça funcionava assim: Ahhh, vamos dar um dia para elas, assim elas ficam contentes e satisfeitas e não enchem mais o nosso saco com esta história de direitos iguais...
Enfim, era esta idéia que eu tinha deste dia, até descobrir o porquê da data. Para quem tiver curiosidade, sugiro dar uma pesquisada na net. Uma ajudinha: http://www.usp.br/agen/bols/2000/rede518.htm
Posso adiantar que esta data tem relação com uma manifestação feita por mulheres (costureiras) por melhores condições de trabalho numa fábrica em New York. Elas queriam redução da jornada de trabalho que era de 16 horas, para 10. Que absurdo, não! Houve um incêndio, que foi atribuído às más condições de segurança do prédio e 146 mulheres morreram.
Depois que conheci a história, passei a respeitar a data.
Neste dia sempre ocorrem diversas discussões sobre os direitos das mulheres, dificuldades e desafios que elas enfrentam todos os dias. Logo cedo li o comentário do Luiz Carlos Prates em seu blog. Este jornalista tem um estilo bem peculiar, e nem sempre eu consigo concordar com ele. Porém hoje, ao ler seu blog, fui obrigada a concordar. Sugiro a leitura e que sirva de alerta a todas as mulheres: http://wp.clicrbs.com.br/luizcarlosprates/2010/03/08/elas/?topo=52,2,18,,159,e159#comments

2 comentários:

Dom Moleiro disse...

É Carol, Dia das Mulheres é coisa séria .Seríssima.
Beijos

Márcia Lacerda disse...

Ah, Carol, mas tem dias que eu queria tanto que elas não tivessem feito esta manifestação... a gente estaria em casa... vendo TV... fazendo o que a gente gosta durante o dia... não tendo que aguentar algumas coisas (bem, tu sabes, né?). Brincadeira, mas que a jornada de trabalho poderia ser menor, isto poderia...
Beijos!