sábado, 13 de março de 2010

Fréderic Chopin

Este ano comemora-se o bicentenário de nascimento de um dos grandes gênios da música: Fryderyk Franciszek Chopin (em polaco) ou em francês Frédéric François Chopin. Ele nasceu no dia 01 de março de 1810, em Zelazowa Wola, na Polônia, mas viveu a maior parte da sua vida na França.
Eu não vou me estender falando sobre a sua vida, pois quem quiser saber mais, é só dar uma pesquisada na internet.
Chopin compôs quase que exclusivamente para piano, sendo um dos primeiros a fazer isto. E ele soube explorá-lo de uma forma que nenhum outro compositor havia feito e é um dos compositores ícones do Romantismo. Dizem que ele era um ótimo pianista e que era um privilégio ouvi-lo tocar. Dizem também, que nunca ninguém conseguiu tirar do piano a sonoridade que ele tirava quando tocava.
Na minha opinião eu acho que apesar dos músicos em geral reconhecerem seu talento, somente os pianistas conseguem compreender inteiramente a sua genialidade e importância para a composição pianística. Ele é meu compositor favorito e apesar de ter escutado quase toda a sua obra várias vezes, algumas até hoje me levam às lagrimas quando ouço as primeiras notas.
Ele faleceu em Paris, no dia 17 de outubro de 1849 e, segundo a Wikipedia, "antes do funeral de Chopin, de acordo com seu desejo ao morrer, seu coração foi retirado devido a seu medo de ser enterrado vivo. Ele foi posto por sua irmã em uma urna de cristal selada, destinada a Varsóvia. O coração permanece até hoje lacrado dentro de um pilar da Igreja da Santa Cruz (Kościół Świętego Krzyża) em Krakowskie Przedmieście, debaixo de uma inscrição do Evangelho de Mateus, 6:21: "onde seu tesouro está, estará também seu coração". Curiosamente, seria salvo da destruição de Varsóvia pelos nazistas, em 1944, pelo general das SS, Erich von dem Bach-Zelewski."
Para quem quiser saber mais sobre este incrível compositor, sugiro a leitura do livro de Tad Szulc, "Chopin em Paris".
Este post é para ser uma singela homenagem ao compositor. E melhor que ler é ouvir. Abaixo seguem alguns vídeos do pianista Evgeny Kissin (para mim um dos melhores da atualidade) tocando Chopin. Aproveitem!!









Sobre as figuras:
A primeira é a única foto que existe de Chopin.
A segunda é a foto de seu túmulo no cemitério Père Lachaise, em Paris.
A terceira é a capa do livro.
E a quarta é um molde póstumo da mão do compositor.

Um comentário:

Dom Moleiro disse...

Carol :Realmente Chopin é fantastico ,principalmente os noturnos .Obrigado por este presente ,os vídeos são ótimos

Beijos