quinta-feira, 29 de julho de 2010

A mandala de sal



É um trabalho impressionante dos monges budistas que fazem as mandalas de sal colorido.

Feitas com o maior cuidado e com a maior dedicação, elas são desmanchadas logo depois de prontas para demonstrar a transitoriedade das coisas na vida, mesmo que elas exijam o maior esforço.

Assim é que nós devemos encarar o dia-a-dia. E sempre prontos para começar tudo de novo, se preciso for.

Perca o referencial de vez em quando.

Saia de sua zona de conforto.

Dê oportunidade ao imprevisível.

Nada é mais certo do que a incerteza.

As coisas têm o valor que nós damos a elas..

"Panta Rei" é uma expressão do pensador Heráclito,

que significa TUDO MUDA (tudo flui, nada persiste) -

e ele usava como metáfora filosófica a idéia de pisar num rio ,

que um milésimo de segundo depois de pisado,

já não era mais feito da mesma água.

Eu aprendi este ensinamento de uma forma bem difícil: na catástrofe de 2008. Teve uma noite em que decidi separar as coisas que eu gostaria de levar caso precisasse sair de casa e ir para um abrigo. Separei tanta coisa que minha cama ficou cheia - meus livros, minhas partituras, meus cds, enfim, as minhas coisas mais preciosas. Resultado: eu não tinha como levar tudo aquilo e comecei a me desesperar porque foi neste momento que percebi tudo o que eu teria que deixar para trás. Se o meu prédio fosse cair, eu teria que sair correndo e levar somente o necessário - todo o resto ficaria. Coisas são coisas - elas vão e vêm e não são o mais importante. Foi uma lição muito forte, que nunca mais esqueci.

2 comentários:

Ana Karina disse...

Oi Carol!
Apesar de ter ouvido essa tua experiencia essa semana já, cada vez é uma lição; pq simplesmente é a pura verdade. Coisas são coisas e elas vão e vem.

;)
Adorei te reencontrar, foi muito legal.

Bjks.

Dom Moleiro disse...

Carol ,boa noite .
Sofri uma enchente em 2005 .A água derrubou o muro da minha casa e invadiu tudo .Tivemos de sair pelo telhado e pular para a casa do vizinho.Só deu tempo de pegar documentos e o celular .
Foi difícil ,mas aprendi exatamente essa mesma lição.
Beijos