sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sobre o fim da anestesia na doação de sangue

Depois que o Hemosc se mudou do Hospital Santa Isabel para a Rua Theodoro Holtrup, ele vem solicitando doação de sangue constantemente porque depois da mudança de local caiu muito o número das doações. Na verdade , ouvi muitas reclamações das pessoas a respeito do atendimento no local e os principais motivos dados pela população para a queda no número de doações são:

1. O horário de atendimento (horário comercial).
2. Poucos atendentes e, como consequência, demora no atendimento.
3. Suspensão da aplicação de anestesia pré-doação.

Bom, com relação aos dois primeiros itens eu não me sentia no direito de opinar porque não tinha conhecimento da situação. Minhas críticas recaíram sobre o terceiro item, achando um absurdo tirar a anestesia da galera. Minha fala era: Como é que eles querem que a quantidade de doações não diminua?

O fato é que hoje eu descobri que também estava falando sem conhecimento de causa. Na seção de CARTAS do Jornal de Santa Catarina, saiu uma resposta que pode nos esclarecer:

"DOAÇÃO DE SANGUE

Em relação à carta de Mario Schiochet Júnior (Santa, 18 de julho), criticando a não aplicação de anestesia na doação de sangue, o Hemosc esclarece: anestesia pré-doação de sangue pode causar contaminação de bactérias na bolsa coletada, colocando em risco o receptor. E há o risco de reação alérgica à xilocaína no doador. Para garantir a segurança transfusional e do doador, e seguindo orientação do Ministério da Saúde, o Hemosc não faz a anestesia. Contamos com a solidariedade e o entendimento da comunidade, para que continue a doar sangue, mantendo os estoques de segurança e salvando vidas.

Rodolfo João Ramos
Gerente técnico do Hemosc"

Taí a explicação que o pessoal precisava (inclusive eu). Espero que este esclarecimento faça com que as pessoas voltem a fazer sua doação, ajudando a salvar vidas!

Lição do dia: não emitir opinião quando você não tem conhecimento dos fatos.

Um comentário:

Ana Karina disse...

Olha, vou deixar aqui a minha opinião então: eu nunca tinha doado sangue antes e doei depois que o Hemosc abriu em Blumenau (lá no Santa Isabel era "banco de sangue" - eles mesmo do hemosc falaram). Ou seja, eu nunca tinha doado COM anestesia. Mas pra falar a verdade, não dói. O problema que eu tive foi ter sido atendida por uma enfermeira nova, que tinha feito poucos procedimentos e não aplicou a agulha direito em mim. Doeu, mas logo veio um outro enfermeiro e arrumou. Foi a única coisa. Mas por causa da anestesia... não. Eles te dão uma técnica: respira fundo! Nessa, eles aplicam ;)
Bjinho Carol!